Arcanos do Verso: Trajetórias da Literatura de Cordel


Arcanos do verso (Acervo Memórias do Cordel)

Arcanos do verso: trajetórias da literatura de cordel é uma obra fruto da tese de doutorado da professora Rosilene Melo.

A obra é de grande riqueza para o universo da história do cordel, pois trata da história da Tipografia São Francisco, uma das maiores editoras de cordel do Brasil, que funcionou durante os anos de 1926 a 1982 na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará.

Conheci esse livro no início de 2011 quando fui visitar a Lira Nordestina em Juazeiro do Norte-CE. Até então não sabia do tamanho da importância que a Lira teve para o cordel. Quando estava andando no shopping da cidade encontrei a obra de Rosilene na livraria Nobel, dei uma folheada rápida, vi que falava sobre cordel e resolvi comprar por achar que ajudaria na minha pesquisa. A obra acabou sendo a principal bibliografia do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O livro tratava acerca da história da Tipografia São Francisco, antigo nome da Lira Nordestina, gráfica que eu fui visitar. A partir dessa referência me interessei por aquela tipografia e decidi que ela seria o recorte do meu tema.

Mais informações:
Blog da autora
Adquira o livro 

Como citar essa postagem: 
MEMÓRIAS DO CORDEL. Arcanos do Verso: Trajetórias da Literatura de Cordel. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2011/10/arcanos-do-verso-trajetorias-da.html>. Acesso em: dia Mês Ano.