Cordeltecas #1 - Fundação Casa de Rui Barbosa

Fundação Casa de Rui Barbosa
(fonte: http://alrocha-antenacultural.blogspot.com/)

 A Fundação Casa de Rui Barbosa funciona no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro, a Fundação tem sua origem no museu-biblioteca instituído em 1928 pelo presidente Washington Luís, a Casa de Rui Barbosa.

A instituição possui a maior coleção de folhetos de cordel da América Latina, atualmente com mais de 9.000 folhetos. Os folhetos estão digitalizados e podem ser acessados através dos seguintes endereços:

Coleção 1 (folhetos raros do início do século XX)
Coleção 2 (Coleção com folhetos que vão até os dias de hoje)

Além da coleção de folhetos, a fundação conta com um vasto material para pesquisadores como teses, dissertações e monografias acerca do cordel.
 
Visitei a Fundação em julho de 2011, infelizmente não pude ver o acervo de cordéis, pois não sabia que para visitar teria que agendar com muita antecedência. Mas o local não conta só com acervo de cordéis, pude visitar a casa onde morou Rui Barbosa e ver a sua incrivel coleção de milhares de livros em variados idiomas.

Mais informações:
Fundação Casa de Rui Barbosa
Página da Fundação dedicada ao cordel

Como citar essa postagem:
MEMÓRIAS DO CORDEL. Fundação Casa de Rui Barbosa. Disponível em: <http://memoriasdocordel.blogspot.com.br/2011/10/fundacao-casa-de-rui-barbosa.html>. Acesso em: dia Mês ano.