São João de Caruaru

retrato-6.JPG
São João de Caruaru (Fonte: caruaru.com.br)
“Do leste ao oeste
Do norte ao sul
Da beira-mar ao Sertão
Do famoso Pajeú
O São João melhor que tem
É o de Caruaru

Em 23 de Junho
Se repete a tradição
Com uma grande fogueira
Em louvou a S. João
Os meninos soltam musquitos
E os velhos mosquetão

No acender da fogueira
É grande a animação
O dono da casa já está
Com a roqueira na mão
Para dar o primeiro tiro
Em homenagem a São João”

Trecho do cordel “Um São João em Caruaru” de Maria do Carmo Cristóvão.
A cidade de Caruaru está localizada na região do Agreste de Pernambuco, cerca de 130 km do Recife. Conhecida como “Princesa do Agreste” e “Capital do Forró”, a cidade é a mais populosa do interior do estado e famosa por sua cultura popular.

O São João de Caruaru é um dos maiores do país, reunindo cerca de 1,5 milhões de visitantes durante os 30 dias de festa. A tradição da cidade em festas juninas começou ainda no final do século XIX, onde as comemorações já atraiam moradores das cidades vizinhas e do Recife. Os festejos eram organizados pelos proprietários rurais locais e tinham elementos tradicionais como as fogueiras, balões, fogos de artifício, quadrilhas e comidas típicas.

O escritor caruaruense Nelson Barbalho, faz um relato de como eram os festejos juninos em Caruaru durante a década de 1950:
Em todos os lares se iniciavam os preparativos para a noite: lenha na porta de casa para as tradicionais fogueiras, mesas postas com toalhas e utensílios novos em comemoração à data e ‘porque vinha gente de fora’, últimos retoques em vestidos. [...] Pontos vermelhos surgiam de casa em casa – eram as fogueiras que se acendiam. Todas as janelas se abriam e ostentavam balõezinhos multicores acesos por dentro com tocos de vela. Jantava-se apressadamente – canjica, pamonha, bolo, café e milho cozido à vontade.” (BARBALHO, 1981)
O São João de Caruaru apresenta uma especificidade, as “Drilhas”, que surgiram em 1989, a partir das quadrilhas juninas. De acordo com Lucia Gaspar elas consistem em.
Blocos juninos semelhantes aos trios elétricos do carnaval de Salvador. Para não descaracterizar as tradições da festa junina, elas só se apresentam à tarde, na Avenida Agamenon Magalhães. As mais antigas e tradicionais são a Gaydrilha, onde só homens participam vestidos de matutos e matutas e outros personagens típicos e a Sapadrilha, com mulheres vestidas de homem, ambas criadas em 1989.” (GASPAR, 2014)
A atual versão do São João de Caruaru acontece desde 1994 no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, um complexo com mais de 40 mil metros quadrados. São mais de 350 atrações durante os 30 dias de festejos, passam pela cidade, turistas de todo o Brasil e do exterior. Uma característica importante do festejo junino de Caruaru é a valorização da cultura local, onde grande parte da grade de programação do evento é composta por caruaruenses.

A estrutura do evento conta com 7 polos:

Pátio de Eventos Luiz Gonzaga: Com capacidade para receber cerca de 100 mil pessoas, é o local onde são realizados os shows e conta com uma moderna estrutura de palco com 18 metros de comprimento em formato de concha. É lá também que está instalada a Vila do Forró, uma área cenográfica de 1.500 m² contendo casas coloridas, posto bancário, correios, prefeitura, igrejinha, mercearia e comidas típicas da culinária regional como feijão-de-corda, assado de bode, manteiga de garrafa, pamonha, canjica, milho verde cozido e assado.

Forró do Candeeiro: Com área de 375 metros quadrados, é nesse polo que se apresentam os artistas locais que cantam e dançam o autêntico forró.

Mestre Vitalino (Estação Ferroviária): Consiste em uma cidade cenográfica cujos nomes das ruas homenageiam grandes artistas regionais e nacionais. É possível também encontrar Comida típica, Artesanato e uma boa música.

Polo do Repente: Espaço destinado à cultura popular, com apresentações de repentistas, cordelistas, declamadores, aboiadores, emboladores de côco, contadores de causos e esquete teatral.

Polo Alternativo: É o espaço onde acontecem as fusões musicais entre: Rock, MPB e Pop.

Alto do Moura: O espaço conta com apresentações de Forró Pé de Serra, bandas de Pífano, além de conter restaurantes que oferecem os mais variados pratos da culinária nordestina.

Polo dos Restaurantes: Consiste em um conjunto de restaurantes com comidas e bebidas típicas, além de uma palhoça onde ocorrem apresentações culturais de diversas cidades do Nordeste.

O Maior Pé de Moleque (Fonte: São João de Caruaru)

Para finalizar a postagem, cabe destacar que os festejos juninos de Caruaru costumam promovem atrações gigantescas, como: a maior fogueira de São João, que é feita com madeira ecológica e acesa no dia 28 de junho e as comidas gigantes como: o maior quentão; a maior pipoca; a maior pamonha; o maior cuscuz; o bolo de milho gigante; o maior pé de moleque; o maior arroz-doce; a canjica gigante; o maior xerém e o tradicional cozido gigante.

Mais informações:
Caruaru
Facebook Oficial
São João de Caruaru
UOL

BARBALHO, Nelson. Caruaru, cidade princesa: visão histórica e social, 1905 a 1908. Recife: [s.n.], 1981.
_________________. São João. In: ______. Caruraru, Caruaru: nótulas subsidiárias para a história do Agreste de Pernambuco. Caruaru (PE): [s.n.], 1972. 
GASPAR, Lucia. São João em Caruaru, Pernambuco. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Acesso em: 05 Jun. 2014.

Como citar essa postagem:
MEMÓRIAS DO CORDEL. São João de Caruaru. Diponível em: <http://www.memoriasdocordel.com.br/2014/06/sao-joao-de-caruaru.html>. Acesso em: dia Mês Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário